Glossário

 

ANTECEDENTES PESSOAIS – Doenças existentes ou que já existiram e que sejam relevantes para história clínica do paciente

DADOS DO NOTIFICADOR – Informações importantes que caracterizam o notificador, como: Nome, endereço, telefone e nº do conselho profissional (se profissional da saúde).

DADOS DO PACIENTE – Informações importantes que caracterizam o paciente, como: Nome, idade, sexo, peso e altura, número do prontuário e unidade assistencial.

EVENTO ADVERSO COM MEDICAMENTO - Qualquer ocorrência médica prejudicial, não intencional e não desejada durante uso de medicamento, que possa ter relação causal com o produto.

EVOLUÇÃO DO PACIENTE – Desenvolvimento do paciente durante o tratamento clinico.

EXAMES COMPLEMENTARES RELEVANTES - Exames laboratoriais relevantes para a investigação do evento adverso.

  • EXAME DE CREATININA: Exame usado para avaliar a função dos rins, sua dosagem auxilia na detecção da disfunção renal em fases precoces
  • EXAME DE GAMAGLUTAMILTRANSFERASE (GGT): Exame de sangue que mede a quantidade da enzima gama glutamil transferase (GGT) e que serve para fornecer uma análise do funcionamento do fígado.
  • EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA -  Exame realizado para indicar se o paciente apresenta ou não hiperglicemia, iniciando uma investigação para o diabetes.
  • EXAME DE TRANSAMINASE PIRÚVICA (TGP): Exame que ajuda a identificar lesões e doenças no fígado devido à presença elevada da enzima alanina aminotransferase no sangue.

FALHAS TERAPÊUTICAS - Ausência ou a redução da resposta terapêutica esperada de um medicamento, sob as condições de uso prescritas ou indicadas em bula.

MEDICAMENTO(S) CONCOMITANTE(S) - Medicamento(s) administrado(s) simultaneamente com outro(s).

MEDICAMENTO(S) SUSPEITO(S) - Medicamento provável de ter produzido algum evento adverso.

POSOLOGIA -  Número de vezes que se administra o medicamento e a quantidade a ser utilizada por dia (varia em função do paciente, do tratamento e do medicamento a ser utilizado).

QUEIXAS TÉCNICAS- A queixa técnica é qualquer suspeita de alteração/irregularidade de um produto/empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais. Poderá ou não causar um evento adverso, acarretaram ou não em um dano à saúde.

  • SUSPEITAS DE DESVIO DE QUALIDADE - Afastamento dos parâmetros de qualidade estabelecidos para um produto ou processo, como alterações organolépticas (cor, odor, sabor), alterações visíveis, contaminação, problemas com embalagem, rótulo e suspeitas de falsificações.

VIA DE ADMINISTRAÇÃO- Compreende a forma como o medicamento entra em contato com o organismo para exercer sua atividade farmacológica (ex: via oral, intramuscular)