Saiba mais sobre a terceira dose da vacina

Novembro 5, 2021

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 tem o objetivo de reduzir a morbimortalidade e a ocorrência de casos graves da doença. Atualmente, o número de pessoas vacinadas está mais avançado e a população idosa está com suas duas doses administradas, contudo eles ainda apresentam vulnerabilidade, com uma alta incidência de letalidade relacionada associadas a eles. 

Em pessoas acima de 70 anos foi observado uma queda na proteção, ou seja, da resposta imune promovida pelas vacinas ao longo dos meses. Isso favoreceu que houvesse um aumento do número de casos nas formas graves da doença e consequente hospitalização.

Além dos idoso, outro grupo que deve ter um programa de vacinação ajustado são os imunocomprometidos pois a resposta produzida pela ação da vacina não é tão efetiva para essa parcela da população. É possível que os achados de menor resposta imune desta população estejam relacionados à menor efetividade esperada, potencialmente associada a menor duração da resposta imune.

Um estudo relacionado com a terceira dose das doenças observou que de maneira geral tem um aumento da resposta imune celular e humoral. Não foi associado nenhum evento adverso grave a essa dose adicional. Os efeitos adversos associados com a terceira dose não é muito diferente dos da segunda dose, porém pode ter um pequeno aumento. 

Considerando que, tanto os idosos quanto os indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes, foi determinado que estes grupos devem receber doses extras da vacina contra o Covid-19 a fim de aumentar a resposta imune. A dose de reforço deve ser administrada em idosos com mais de 70 anos depois de 6 meses da aplicação da última dose da vacina e para pessoas imunossuprimidas deve ser em um intervalo de 28 dias com a última aplicação.

Para a terceira dose deve ser priorizado as vacinas que age com RNA mensageiro seguido pelas de vetor viral. Assim, é usado preferencialmente a vacina Pfizer seguida pela Astrazeneca e Janssen, não importando qual foi a vacina que foi administrada na pessoa anteriormente. 

 

Para conferir a nossa publicação no instagram acesse:

https://www.instagram.com/p/CV5-DQ4rHW-/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Referências: